quinta-feira, 12 de maio de 2016

Evolução do corpo: Adaptações crônicas

   


A atividade física constante é necessária para um estilo de vida saudável, pois causa benefícios tanto físicos como mentais. Estudos apontam que cerca de 30 minutos ou mais de atividade física por alguns dias da semana, ou de preferência todos os dias, leva a benefícios significativos para a saúde. No entanto, as atividades físicas causam alterações no estado do organismo. Adaptações como as agudas, que têm caráter imediato, e as crônicas, que são mais lentas.
Neste post vamos falar sobre as adaptações crônicas, que tem por objetivo aumentar a resistência mecânica dos tecidos e também a sua capacidade funcional.
É preciso compreender que após a prática de exercícios os músculos se encontram debilitados, com lesões microscópicas múltiplas, chegando ao nível da membrana e do citoesqueleto. Quando ocorre lesão celular extensa com perda de integridade da membrana plasmática é prevista a morte celular e a substituição do segmento de tecido muscular atingido por mioblastos ou fibrose dependendo da integridade ou ruptura da membrana basal.Como resposta imunológica a isso se origina um processo inflamatório agudo. Esse processo inflamatório é a parte chamada “dores musculares do dia seguinte”, por isso é necessária a recuperação antes de dar novos estímulos aos músculos!

Sendo assim, os exercícios devem ser aplicados como os fármacos,ou seja, em doses mínimas capazes de estimular a resposta ótima e administrá-la em períodos que permitam a recuperação e a minimização dos efeitos colaterais no organismo.

0 comentários:

Postar um comentário