quinta-feira, 12 de maio de 2016

Sedentarismo prejudica o cérebro


Sabe aquele papo que "corpo são, mente sã"?  Então, pode ser mais sério que imaginávamos.         

 Estudos recentes no Canadá demonstraram que pessoas saudáveis com baixo rendimento físico (indício de sedentarismo¹) aos 40 anos tem grande tendência a ter um envelhecimento mais rápido do cérebro. Envelhecimento cerebral é um processo natural, onde há até uma redução de tamanho do órgão, e está intimamente ligado ao surgimento de doenças neurológicas, como demência e Alzheimer. 

Além disso dezenas de estudos comprovam que exercícios físicos ajudam, e muito, no combate ou redução de problemas psicológicos, como ansiedade, depressão, síndrome do pânico entre outros. Não por acaso, até hoje muitos terapeutas prescrevem alguns exercícios físicos ou atividades físicas específicas para seus pacientes. Mais uma prova que o sedentarismo pode aumentar a chances de doenças mentais, nesse caso por vias indiretas. 

Sei que com a vida agitada que temos e a Netflix é difícil conseguir algum tempo para algum exercício físico³, assim como os avanços tecnológicos tem reduzido o gasto energético em nossas atividades físicas². Contudo, esse estudo e vários outros demostram o quanto é necessário saber conciliar os dois mundos.

 
 Há várias maneiras de impedir isso modificando alguns hábitos simples. Por exemplo: Porque ir de carro até a padaria, se pode ir a pé? Aliás, porque não usar aquela bicicleta encostada para passear ao invés de gastar a gasolina que já está cara; ou então andar na escada comum, ao invés da rolante.

Então, para aqueles que como eu sentiu uma leve culpa na consciência ou certa preocupação com essas notícias, não é tarde para mudar. Saúde não é uma questão de estética, mas de hábitos. Você pode ser magro, alto, baixinho, gordinho etc.. E ser saudável ou não. O que definirá isso são seus hábitos. E acredite, viver de maneira saudável pode não ser fácil, mas vale a pena. Principalmente a longo prazo. 
1: Sedentarismo: Hábito de vida onde há o mínimo gasto de energia possível sem levar o corpo ao colapso. 

2 :Atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal produzido pelo músculo esquelético que gera um gasto energético. 

3:exercício físico é definido como uma atividade física organizada, planejada, estruturada e repetida.
que tem o objetivo de melhorar ou manter um ou mais componentes da aptidão física. Exemplo: Praticar um esporte.

Fontes

0 comentários:

Postar um comentário